top of page

MEU BLOG

As qualidades de um bom texto

  • Foto do escritor: lucaspereiranovaes
    lucaspereiranovaes
  • 15 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jul. de 2018

Quais são as características de um texto bem redigido?

Faculdade de Ilhéus Santo Agostinho UESC UFSB IFBA UNISUL

Na área de Linguagens, fala-se que todo texto deve conter cinco qualidades fundamentais para ser considerado um bom ou bem escrito. São "Os cinco cês" ("C") de todo bom texto, ou seja, a correção, a clareza, a coerência, a coesão e a concisão.

1. Correção


Diz-se que um texto possui a virtude da correção quando nele não pode ser encontrado nenhum tipo de erro no que diz respeito à norma padrão da língua portuguesa. De outra forma, pode-se dizer que um texto é correto quando não possui desvios gramaticais ou erros de ortografia, concordância, acentuação, pontuação, regência etc.


2. Clareza


Um texto possui a virtude da clareza quando ele cumpre o objetivo de ser compreendido sem dificuldade pelo público a que é dirigido. Um texto não é ou não está claro quando é impossível ou muito difícil compreender seus conceitos, quando seu vocabulário não é adequado aos fins a que se propõe ou quando abre espaço para diversas interpretações ou cria sentidos ambíguos ou obscuros.


3. Coerência


Dizemos que um texto possui coerência porque articula logicamente as ideias que propõe e estabelece um sentido que é passível de ser interpretado por qualquer um de seus leitores. Um mesmo texto não pode, por exemplo, afirmar e negar, ao mesmo tempo, um fato ou concordar e discordar de um conceito. É, também, incoerente todo texto que faça generalizações que não podem ser comprovadas, que caia em contradição, que não relacione corretamente as partes do texto, como períodos ou parágrafos, ou que não respeite a ordem cronológica e harmônica entre as ideias.


4. Coesão


Para que um texto seja coerente, é preciso, igualmente, que ele seja coeso, ou seja, que possua coesão. Um texto coeso possui unidade e harmonia, pois seus componentes estão bem relacionados e interligados pelas recursos coesivos da língua, isto é, conjunções, locuções e preposições que estabelecem relações de sentido entre palavras, frases ou períodos.


5. Concisão


Podemos afirmar que um texto possui concisão se ele é objetivo, preciso ou direto na apresentação de conceitos ou na formulação de períodos e termina por dizer o necessário com o mínimo de palavras ou com exatidão e brevidade. Para escrever um texto conciso, é preciso evitar repetições ou redundâncias e, além disso, ter sempre em mente a simplicidade na abordagem de qualquer assunto.


Comentários


bottom of page